segunda-feira, 11 de abril de 2011

Montando uma horta em casa

Por esses dias fiz uma postagem de hortinhas.

Hoje vou dar umas dicas para minhas (meus) colegas (os) de como fazer uma hortinha em casa. (Quem sabe a Fer não acerta dessa vez! hihihi)

Horta em vasos



Escolhendo o local:
O local escolhido tem que ser plano, pois não pode ser um local que alague. Além disso, deve ter, no mínimo, cinco horas de sol por dia.
Também não devem ser escolhidos locais distantes da cozinha, para facilitar a manutenção e o uso das hortaliças.

Preparando a terra:
Preparar a terra pode ser a parte mais trabalhosa, mas também não é difícil.
A profundidade dos canteiros deve ser de, no mínimo, 30 centímetros, para que as raízes das plantas tenham bastante espaço para crescer.
O solo deve ser preparado com uma parte de terra mineral, uma parte de areia e uma parte de adubo, sempre seguindo as instruções dos fabricantes.


Escolhendo as sementes:
Prefira sementes que sejam ideais para a época que você está plantando. Geralmente, o Rabanete é uma boa escolha para começar, porque tem o ciclo curto (entre o plantio e a colheita), em torno de 25 dias.
Você pode plantar até duas espécies no mesmo vaso ou canteiro, desde que as características delas sejam parecidas e a distância entre elas seja respeitada. O Orégano e a Manjerona, por exemplo, podem ocupar o mesmo vaso, desde que tenham 30 centímetros de espaço entre eles e sejam plantados em solo arenoso.

Manutenção:
O único cuidado indispensável é regar a sua horta diariamente, para não enfraquecer os vegetais cultivados. No entanto, esta água deverá ser drenada, pois eles não podem ficar encharcados. Se escolher plantar as hortaliças em vasos, dê preferência aos que tem furinhos embaixo, ou fure-os você mesmo. Depois da terceira colheita é bom mudar as espécies de cada canteiro, para não deixar a terra fraca.

Fonte: Sua dieta

2 comentários:

  1. Oie, Ana!
    Eu amo plantas e contato com a terra...
    Não tenho muito espaço no meu ap pra ter em casa vasos. Tô bolando alguma coisinha... vamos ver no que dá. rs
    Valeu pelas dicas...

    Obrigada pela visitinha...

    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Ai Anóviks!
    Será que eu consigo?! Talvez eu tente com mais garra qdo eu tiver o meu Loft, hehehe!! =]
    Bjs!!

    ResponderExcluir

Oba um comentário!
Bjs