sábado, 9 de julho de 2011

18 alimentos que contém vitamina C

Gente, depois da minha gripe to comendo bastante fruta e verdura! Principalmente as que contém vitamina C.
Vamos conhecer alguns alimentos que tem bastante dessa vitamina?


Laranja
Talvez ela seja a mais lembrada quando o quesito é vitamina C. E com razão: uma unidade de laranja tem 90mg do nutriente, a quantidade diária mínima que nosso organismo pede. A nutricionista Cristina Martins aconselha não guardar a fruta por muito tempo antes do consumo, já que ela perde vitamina C desde que é colhida, devido à sensibilidade ao calor e oxidação da vitamina C.

Limão
Essa fruta é versátil, pode ser utilizada tanto em sucos como no tempero da salada,o que aumenta a capacidade do organismo de absorver ferro - presente em verduras de coloração escura. Quatro unidades da fruta equivalem a 110mg de vitamina C, o que já é perfeito, visto que ultrapassa a dose diária mínima.

Manga
Saborear essa fruta é uma deliciosa opção para obter vitamina C: uma unidade grande conta com exatos 90mg de vitamina C, equivalente a 100% da necessidade mínima diária de um homem adulto. Uma boa opção é fazer um suco da fruta com algumas gotas de limão, para combinar duas fontes do nutriente.

Abacaxi
Uma fatia média dessa fruta tem 93mg de vitamina C. Para uma bebida cheia desse nutriente, fica a dica: misture o abacaxi à couve, que também é fonte da vitamina.

Goiaba
Ela é uma boa fonte de vitamina C - apenas uma unidade pequena conta com 120mg. Consumir a fruta in natura é sempre uma boa opção.

Melão
Uma fatia é suficiente para suprir suas necessidades mínimas diárias de vitamina C. Com um pedaço grande, você abocanhará 105mg da vitamina.

Kiwi
A frutinha verde chega a ganhar da famosa laranja na contagem de vitamina C. Uma unidade contém 95mg do nutriente. Vale lembrar que consumir essa fruta in natura é sempre a melhor maneira de obter o máximo de nutrientes que ela pode oferecer.

Tangerina
A fruta de aroma inconfundível, também conhecida como mexerica, é uma boa opções na hora de turbinar as quantidades de vitamina C ingeridas diariamente. Com duas unidades de tangerina, você consome 110mg da vitamina.

Tomate
Ele vai bem puro ou como acompanhante de pratos e saladas e aumenta o grupo de aliados na hora de complementar o consumo diário de vitamina C. Duas unidades do fruto equivalem a 90mg de vitamina C.

Morango
Ele está na classe dos pequenos frutos que te proporcionam ótimas quantidades de vitamina C. Consumindo cinco unidades da fruta, você obtém quase 94mg da vitamina. Experimente aumentar essa quantidade de vitamina misturando o morango com a laranja em um suco.

Acerola
Essa pequena fruta é riquíssima em vitamina C e campeã em quantidades. Apenas uma unidade é suficiente para suprir a necessidade diária mínima da vitamina e ainda sobrar: cada uma conta com 150mg. Ingerir um suco com três unidades de acerola na hora do almoço aumenta significantemente a absorção de ferro pelo organismo.

Caju
Tipicamente brasileiro, o caju também está no topo da lista de alimentos ricos em vitamina C. Uma unidade equivale a 95mg da vitamina

Brócolis
Esse vegetal é importante fonte de vitamina C, mas atenção: o processo de cozimento pode roubar todos esses nutrientes. Por isso, aconselha-se que ele seja cozido a vapor. Uma xícara de brócolis fornece 122mg.

Espinafre
O personagem infantil Popeye é inteligente: essa verdura que, no desenho, dava forças ao marinheiro, turbina o organismo com uma série de nutrientes, incluindo a vitamina C. Uma xícara e meia de espinafre proporcionam 122mg da vitamina.

Aspargos
Uma bela salada de aspargos complementa a quantidade de vitamina C necessária no consumo diário. Em duas xícaras, é possível ingerir 108mg. Dê preferência aos aspargos em conserva.

Couve verde
Com uma xícara de couve verde por dia, você obtém 116mg de vitamina C. Além de complementar a salada e a feijoada, esse vegetal pode ser misturado com outras frutas em sucos, aumentando o consumo da vitamina

Repolho
Verde ou roxo, ele proporciona boas quantidades de vitamina C. Em cinco colheres de sopa, consome-se 110mg da vitamina. Dê preferência pelo alimento cru.

Rúcula
Com uma xícara de rúcula, você ingere 123mg de vitamina C. Anote as sugestões: uma salada de uma xícara de aspargos, com uma unidade de tomate e uma xícara de rúcula. No almoço, se consumida junto a uma xícara de brócolis no vapor e um suco de três unidades de acerolas (com água), proporciona 700mg de vitamina C.


Esses dias tomei bastante suco de laranja e abacaxi e comi bastante kiwi (adoro!)


Fonte: Minha vida

5 comentários:

  1. Minha menina quase casada,
    Ficou especialista em vitaminas, por forçadas circunstancias,não é mesmo?Rs
    Que bom que vc melhorou!adorei essa postagem e é muito bom sabermos para que serve o que comemos. E ainda por cima com receitinhas,vou levar comigo,viu?
    Um lindo domingo pra vc e mil beijinhos

    ResponderExcluir
  2. vim conhecer o seu blog e estou te seguindo!

    adorei as dicas!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Isso aí querda! SE cuide direitinho!
    Como bastante comida saudável e tome os remedios nas horas certas!

    ResponderExcluir
  4. Aninha,
    Adorei este post...gosto de todos esses alimentos!
    Bj,
    Marcela / Atelier Glacê Real.

    ResponderExcluir

Oba um comentário!
Bjs