Vitamina K
Entre diversas atividades, a vitamina K participa na coagulação sanguínea e na formação de proteínas a partir das células ósseas, favorecendo a mineralização dos tecidos ósseos e o crescimento.
Onde encontrar: Óleos vegetais e folhas verde-escuras.
Vitamina B1
Ela também pode ser chamada de tiamina e tem papel fundamental na transformação dos alimentos em energia para o corpo.
Onde encontrar: leguminosas, peixes, cereais integrais e enriquecidos, carne bovina e suína.
Vitamina B3
A riboflavina faz parte do famoso complexo B e está envolvida no transporte de elétrons, que é parte fundamental para a produção de energia a partir dos carboidratos, proteínas e gorduras. Sem contar que ela apresenta características antioxidantes, o que ajuda a prevenir o envelhecimento celular e evita derrames e infartos.
Onde encontrar: carnes, verduras escuras, leite e derivados.
Vitamina B5
Também conhecida como ácido pantotênico, a vitamina B5 é encontrada em todas as células vivas na forma de coenzima A (CoA), que participa de inúmeras reações essenciais para o organismo. A CoA está envolvida, por exemplo, no processo de transformação dos alimentos em energia, fazendo a síntese de gorduras, colesterol, hormônios, neurotransmissor e melatonina.
Onde encontrar: peixe, frango, ovos, leite, lentilha, abacate e batata.
Vitamina C
Também conhecida por ácido ascórbico, ela tem atuação importante na síntese de colágeno, estrutura que compõe os vasos sanguíneos, tendões, ligamentos e ossos. Ela é um potente antioxidante, capaz de proteger moléculas indispensáveis para o corpo, como proteínas, gorduras, carboidratos e ácidos nucléicos (RNA e DNA), de danos provocados pelos radicais livres.
Onde encontrar: Laranja, limão, abacaxi, mamão, goiaba e pimentão.
Fonte: Minha vida
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Vitaminas continuação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oba um comentário!
Bjs